Sobre Anne Frank...



Olá, pessoal!

Esta é uma postagem que me causou muita resistência, apesar de sua importância.
Não quero fazer, aqui, um apanhado biográfico nem nada parecido. No youtube tem diversos documentários, inclusive com o apoio da Anne Frank House, com base na Suíça.
A verdade é que, apesar de compreender toda a importância do que foi escrito por Anne Frank no relato sobre o que foi vivido no Anexo Secreto, ainda assim é difícil. Principalmente, no momento pelo qual estamos passando.
Confesso que, nunca imaginei que sentiríamos na pele - minimamente, que fique claro - o sentido real de tudo que foi para ela, estar confinada aos 13 anos de idade, sentindo que o perigo pode vir num simples tocar de campainha. Mas, tudo que estamos vivendo agora - repito: minimamente, comparando-se ao que ela viveu -, é para a nossa proteção, embora, não estejamos totalmente protegidos. 
Nunca, a leitura de seu diário foi tão importante. Nunca foi tão necessária. Não só porque ela nos mostra o quanto é ruim ter sua liberdade tolhida, seja por causa da situação como um todo, ou por causa das nossas próprias inconstâncias e limitações. Mas, também, porque conhecendo todo o mecanismo que levou àquele momento histórico, percebemos a semelhança com o momento atual. E, compreender o que aconteceu naquela época, assim como o que está acontecendo agora, é crucial para a formação das futuras gerações.
Por isso, "O diário de Anne Frank" continua sendo uma leitura fundamental para a humanidade.
Como ela mesma disse: "Quero continuar viva, mesmo depois da minha morte."
E ela vai. Porque seu legado é eterno.

Comentários

Postagens mais visitadas